Produção científica dos membros do CETVN

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela e Direitos Humanos: A Narrativa de Ficção como Recurso Comunicativo. In: Ligia Prezia Lemos; Larissa Leda Rocha. (Org.). Ficção Seriada: Estudos e Pesquisas. 1ed.Alumínio, SP; Votorantim, SP: Jogo de Palavras/Provocare, 2021, v. 3, p. 11-33.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; Teixeira Filho, Clóvis . OS SENTIDOS DO POPULAR. In: CLEMENCIA Rodríguez; CLAUDIA Magallanes Blanco; AMPARO Marroquín Parducci; OMAR Rincón. (Org.). MUJERES DE LA COMUNICACIÓN. 1ed. Bogotá: Friedrich Ebert Stiftung FES (Fundación Friedrich Ebert), 2020, v. 1, p. 239-248.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Narrativas transmídia, plataformas múltiplas e participação: um caso na ficção televisiva brasileira. In: Delia Crovi Druetta. (Org.). Sociedad del conocimiento y comunicación. reflexiones críticas desde América Latina. 1ªed.São Paulo: ALAIC, 2018, p. 143-160.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Por que estudar “Avenida Brasil”. In: Ricardo Zagallo Camargo. (Org.). Brasil Múltiplas Identidades. 1ªed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2016, v. 2, p. 157-167.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; MUNGIOLI, M. C. P.. A autoconstrução do fã: performances e estratégias de fãs de telenovela na internet. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2015, p. 17-64.

VASSALLO DE LOPES, Maria Immacolata; MUNGIOLI, M. C. P.; ALVES, Clarice Greco. Les telenovelas brésiliennes: une idée nationale da la qualité de portée mondiale?. In: François Jost. (Org.). Pour une télévision de qualité. 1ªed.Paris: INA Éditions, 2014, p. 187-207.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Notas Sobre a Telenovela Brasileira. In: Ricardo Zagallo Camargo. (Org.). Brasil, Múltiplas Identidades. 1ªed.São Paulo: Alameda, 2014, v. 1, p. 111-122.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Uma agenda metodológica para a recepção transmidiática da ficção televisiva. In: Maria Aparecida Baccega; Maria Isabel Rodrigues Orofino. (Org.). Consumindo e vivendo a Vida. 1ªed.São Paulo: Intermeios, 2013, v. , p. 11-24.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; MUNGIOLI, M. C. P. . Telenovela as media event. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes; Guillermo Orozco Gómez. (Org.). Social Memory and Television Fiction in Ibero-American Countries. 1ªed.Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 1, p. 129-166.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Un estudio de caso de recepción transmediática: comunidades de fans en Facebook y temas sociales de la telenovela brasileña Passione. In: Mario Carlón;Carlos Scolari. (Org.). Colabor arte. Medios y artes en la era de la producción colaborativa. 1ªed.Buenos Aires: La Crujía, 2012, p. 109-138.

VASSALLO DE LOPES, Maria Immacolata. Telenovela y derechos humanos: la narrativa de ficción como recurso comunicacional. In: Aimée Vega Montiel. (Org.). Comunicación y Derechos Humanos. 1ªed. México: UNAM/IAMCR, 2012, v. , p. 131-153.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. A recepção transmidiática da ficção televisiva: novas questões de pesquisa. In: Freire Filho, João; Borges, Gabriela. (Org.). Estudos de Televisão – Diálogos Brasil – Portugal. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. , p. 307-336.

LOPES, M. I. V.. Television Narrative and National Identity: the case of brazilian telenovela. In: Denize Araújo. (Org.). Communication and Culture: visual representations of human rights in Latin America. Porto Aelgre: Editoraplus.org, 2009, v. , p. 224-252.

LOPES, M. I. V.. Cultura massiva: rádio e televisão. In: Dilma de Melo Silva. (Org.). Brasil: sua gente e sua cultura. São Paulo: Terceira Margem, 2007, v. 1, p. 163-173.

LOPES, M. I. V.. Languages and cultures of ibero-american fiction. In: Angel Abuin Gonzále; Fernando Cabo Aseguinolaza; César Prieto Domínguez. (Org.). A comparative history of literatures in the Iberian Peninsula. Amsterdan: John Benjamins Editors, 2006.

LOPES, M. I. V.. Televisões, nações e narrações. Reflexões sobre as identidades culturais em tempos de globalização. In: Moisés de Lemos Martins; Helena Souza; Rosa Cabecinhas. (Org.). Comunicação e Lusofonia. Para uma abordagem crítica da cultura e dos media. 1ed.Porto: Campo das Letras, 2006, v. , p. 143-153.

LOPES, M. I. V.; BUONANNO, M.. Narrativas Televisivas e Identidade Nacional: O Caso da Telenovela Brasileira. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes; Milly Buonanno. (Org.). Comunicação Social e Ética. 1ªed.São Paulo: INTERCOM, 2005, v. , p. 250-273.

LOPES, M. I. V.. Un genere nazionale e internazionale: la telenovela brasiliana. In: Milly Buonanno. (Org.). Per voce sola e coro. La fiction italiana. L’Italia nella fiction.. 1ed.Roma: Editoria Periodica e Libraria, 2002, p. 175-187.

LOPES, M. I. V.. Mediações na recepção de telenovela: um estudo brasileiro dentro das tendências internacionais. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes; Milly Buonanno. (Org.). Comunicação no Plural – Estudos de Comunicação no Brasil e na Itália. 1ed.São Paulo: Educ e Intercom, 2000, v. 1, p. 223-245.

LOPES, M. I. V.. Cultura massiva: rádio e televisão. In: DIlma de Melo e Silva. (Org.). Brasil: sua gente, sua cultura. 1a.ed. São Paulo: CCInt/ECA/USP, 1999, p. 89-98.

LOPES, M. I. V.. Los estudios de recepción de las ficciones seriadas: aspectos de la realidad brasileña. In: Margarita Ledo; Margarida Kunsch. (Org.). Comunicación audiovisual: investigación y formación universitárias. Santiago de Compostela: Ed. USC, 1999.

LOPES, M. I. V.. Explorações Metodológicas Num Estudo de Recepção de Telenovela. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Temas Contemporâneos em comunicação. 1ed. São Paulo, Brasil: Edicom/ Intercom, 1997, v. 1, p. 157-166.

Maria Amélia Paiva Abrão

ABRÃO, M. A. P.. Comunicação, Discursos E Gênero: a personagem Ritinha de A Força do Querer. In: PREZIA, L.; LEDA, L.. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed. Votorantim: Provocare Editora, 2021, v. 4, p. 112-129.

TONDATO, M. P.; BACCEGA, MARIA APARECIDA; ANTONACCI, A. C. M.; ROCHA, C. C.; ABRÃO, M. A. P.; SABOIA, C.; JUNQUEIRA, A. H.; BUDAG, F. E.. Novos formatos teleficcionais e a recepção da televisão de qualidade no Brasil: um olhar para a supersérie. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2019, v. 1, p. 225-246.

ABRÃO, M. A. P.. Comunicação, consumo e telenovela: a construção da fertilização in vitro enquanto consumo. Um estudo a partir das protagonistas de Barriga de Aluguel. In: Fernanda Castilho; Ligia Prezia Lemos. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed. Alumínio, SP: Jogo de Palavras, 2018, v. 1, p. 179-192.

BACCEGA, M. A.; ABRÃO, M. A. P.. A telenovela e o merchandising social: um estudo sobre a violência contra a mulher abordado na novela A Regra do Jogo. 1ed. Argentina: Rosario: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016.

TONDATO, M. P.; ABRÃO, M. A. P.;  MACEDO, D. G.. Ficção e realidade televisivas: o caminhar pela cultura e o encontro com a telenovela. A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogos Brasil e Portugal. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013, p. 149-204.

Lourdes Ana Pereira Silva

SILVA, L. A. P.. Paisagens de uma pesquisa: a cartografia como perspectiva teórico-metodológica. In: Lourdes Ana Pereira Silva. (Org.). Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares. 1ed. Andradina: Meraki, 2021, v. 1, p. 15-44.

TERRAS, A. G. E.; VIANA, B. V. R.; BATISTA, M. N.; SILVA, S. E. M.; MENDES, T. S.; SILVA, L. A. P.. Relações entre Publicidade e Semiótica: os sentidos apreendidos no cartaz do filme O Auto da Compadecida. In: Lourdes Ana Pereira Silva. (Org.). Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares. 1ed.Andradina: Meraki, 2021, v. 1, p. 170-185.

JACKS, Nilda; SCHMITZ, Daniela; Pedroso, Daniel; ALVES, D. A.; OIKAWA, E.; SGORLA, F.; LIBARDI, G.; WOTTRICH, L. H.; SIFUENTES, Lírian; SILVA, L. A. P.; FEITOSA, S.; JOHN, V. M. . World Building: The popular from narrative to reception. World Building in Brazilian TV Fiction. 1ed. São Paulo: CETVN/ECA/ USP, 2020, v. 1, p. 161-181.

SILVA, L. A. P.; BASEIO, M. A. F.. Identidade, Linguagem e Narrativa no Conto O Adiado Avô, de Mia Couto. In: Lourdes Ana Pereira Silva. (Org.). Identidades Ficcionais: Narrativas literárias e televisivas. 1ed. Covilhã – Portugal: Universidade da Beira Interior., 2020, v. 1, p. 63-81.

SILVA, L. A. P.; GUARANHA, M. F.; BASEIO, M. A. F.. O Fenômeno da(s) Identidade(s) em Perspectiva Interdisciplinar. Identidades ficcionais: narrativas literárias e televisivas. 1ed. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior., 2020, v. 1, p. 13-18.

SILVA, L. A. P.; BASEIO,  .. M. A. F.. Narrativa(s) como estrategia(s) de comunicabilidad. In: Nilda Jacks, Daniela Schmitz, Laura Wottrich. (Org.). UN NUEVO MAPA PARA INVESTIGAR LA MUTACIÓN CULTURAL: Diálogo con la propuesta de Jesús Martín-Barbero. 1ed.Quito: Ciespal, 2019, v. 1, p. 161-185.

SILVA, L. A. P.. Convergência e conexão no contexto dos estudos de recepção de ficção televisiva seriada. In: MOURA, Flávia de Almeida; MATOS, Marcos Fábio Belo; COSTA, Ramon Bezerra; FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva. (Org.). Produção de sentidos e tecnologia: estudos contemporâneos em comunicação. 1ed. São Luís-MA: EdUFMA, 2018, v. 2, p. 55-73.

OIKAWA, E.; SILVA, L. A. P.. Identidades midiáticas: narrativas de pertencimento nos estudos de recepção e consumo midiático. In: Nilda Jacks (Coord.; Elisa Piedras; Mônica Pieniz; Valquiria John. (Org.). Meios e audiências 3 reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil. 1ed. Porto Alegre: Editora Sulina Ltda, 2017, v. I, p. 213-233.

SILVA, L. A. P.; NOLL, Gisele. Ficção seriada televisiva nos estudos de audiências. In: Nilda Jacks; Elisa Piedras; Mônica Pieniz; Valquiria Jonh. (Org.). Meios e audiências 3 reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2017, v. 1, p. 109-133.

SILVA, L. A. P.. Aspectos histórico-conceituais do gênero melodrama e do formato telenovela. In: Marcelo Santos, Marcos Júlio Sergl, Lourdes Ana Pereira Silva. (Org.). Comunicação, Mídia e Sociedade. 1ed. São Paulo: Intermeios, 2015, v. 1, p. 93-109.

SILVA, L. A. P.. Recepção de telenovela: a identidade em questão. In: Nilda Jacks. (Org.). Meios e audiências II: a consolidação dos estudos de recepção no Brasil. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2014, v. 1, p. 119-137.

JACKS, Nilda; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, Mônica; JOHN, V. M.. Estudar a recepção: uma agenda coletiva. In: Veneza Ronsini, Denise Cogo, Jerónimo Repoll. (Org.). Estudos de recepção latino-americanos: métodos e práticas. 1ed. Barcelona: Bellaterra, 2014, v. 1, p. 108-121.

JACKS, Nilda; OIKAWA, E.; SILVA, L. A. P.; PIEDRAS, Elisa; PIENIZ, Mônica; RONSINI, V. M.; FEITOSA, S.; ALVES, D. A.; GRIJÓ, Wesley; WOTTRICH, L.; JOHN, V. M.; SGORLA, F.; SIFUENTES, L.. Passione e Avenida Brasil: produção crossmídia e recepção transmidiática?. Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 3, p. 179-215.

JACKS, N.; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, Mônica; SCHMITZ, D.; John, M.V.. Pesquisa sobre audiências midiáticas no Brasil: primórdios, consolidação e novos desafios. In: Nilda Jacks; Amparo Marroquin; Mônica Villarroel y Natália Ferrante. (Org.). Análisis de recepción en America Latina: un encuentro histórico con perspectiva al futuro. Quito: Quipus – Ciespal, 2011, v. 1, p. 1-478.

SILVA, L. A. P.; BARSI LOPES, D.. Cidadania e telenovela: evidências e ocultações na midiatização do social. In: Morigi, J.V; GIRARDI, I.M.T; ALMEIDA, C.D.. (Org.). Comunicação, informação e cidadania: refletindo práticas e contextos. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 1, p. 1-269.

JACKS, N. ; RONSINI, V. M. ; SILVA, L. A. P. ; PIEDRAS, Elisa ; SCHMITZ, D. ; PIENIZ, Mônica ; John, M.V. ; GRIJÓ, Wesley ; SIFUENTES, Lírian ; MACHADO, Michelli . Telenovela em múltiplas telas: da circulação ao consumo. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 1, p. 297-337.

Capítulos de livros produzidos por membros egressos do CETVN

Clarice Greco Alves

GRECO, Clarice.. Crítica especializada e crítica popular: autoridade e gosto no debate sobre qualidade na TV. In: FERIN, Isabel; CASTILHO, Fernanda; GUEDES, Ana Paula.. (Org.). FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA NO ESPAÇO LUSÓFONO. 1ed.Covilha, Portugal: LabCom, 2017, v. 1, p. 203-226.

GRECO, Clarice.. O papel da crítica para o conceito de ‘qualidade’ na ficção televisiva brasileira. In: RONSINI, Veneza; COGO, Denise; REPOLL, Jerónimo. (Org.). Estudos de Recepção Latino-Americanos: métodos e práticas. 1ed. Barcelona: InCom-UAB (Institut de la Comunicació – Universitat Autònoma de Barcelona), 2014, v. 1, p. 15-26.

Daniela Afonso Ortega

PEREIRA, T. N.; ORTEGA, Daniela Afonso. Panorama dos estudos brasileiros de ficção televisiva: quadro bibliográfico das teses e dissertações nos PPGCOMs do país. In: CASTILHO, Fernanda; LEMOS, Ligia Prezia. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed.Alumínio: Jogo de Palavras, 2018, v. 1, p. 286-298.

Fernanda Castilho Santana

CASTILHO, F.. Narrativas Transmídia: um esboço de definição. In: Lucia Santaella; João Massarolo; Sérgio Nesteriuk. (Org.). Desafios da transmídia: processos e poética. 1ed.Barueri-SP: Estação das Letras e Cores, 2018, p. 84-103.

CASTILHO, F. Da caça aos conceitos: uma viagem de Certeau a Jenkins no entendimento das novas relações entre texto e leitor. In: CUNHA, I.F.; CASTILHO, F.; GUEDES, A.P.. (Org.). Ficção Seriada no Espaço Lusófono. 1ed. Covilhã: LabCom, 2017, p. 65-86.

CASTILHO, F. Narrativas em mudança: do folhetim aos textos transmídia. In: Ana Teresa Peixinho; Bruno Araújo. (Org.). Narrativa e Media: Géneros, Figuras e Contextos. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra IUC, 2017.

CASTILHO, F.. Ficção televisiva no Youtube: um estudo de recepção. In: Lopes, M.I.V.; Romancini, R.. (Org.). Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação. IBERCOM 2015: comunicação, cultura e mídias sociais. 1ed. São Paulo, 2015.

CUNHA, I. F.; CASTILHO, F.; Tondato, M.. Televisão no Prime-time Brasil-Portugal. In: Baccega, M.A.; Tondato, M.. (Org.). A Telenovela nas Relações de Comunicação e Consumo. 1ed. São Paulo: Paço Editorial, 2013, p. 35-92.

Helen Emy Nochi Suzuki

SUZUKI, Helen E. N.. Os imigrantes brasileiros que moram no Japão e a telenovela brasileira: o contexto da pesquisa de campo, as observações e os desafios na coleta de dados. In: BAENINGER, Rosana et. al. (Org.). Migrações Sul-Sul. 2ed.São Paulo: Nepo/Unicamp, 2018, v. 1, p. 919-927.

SUZUKI, Helen E. N.. O Caçador: análise do primeiro episódio. In: LUSVARGHI, Luiza. (Org.). Narrativas Criminais na Ficção Seriada da América Latina. 1ed. São Paulo: ECA-USP, 2016, v. , p. 25-39.

Ligia Maria Prezia Lemos

ROCHA, L. L. ; LEMOS, Ligia Prezia . Sobre violência e feminino na ficção televisiva: o que nos contam as minisséries brasileiras na TV aberta e em VoD. In: Letícia Conceição Martins Cardoso Márcio Leonardo Monteiro Costa. (Org.). Experiências Expandidas em Comunicação. 1ed.São Luís – MA: EDUFMA, 2020, v. 2, p. 28-56.

LEMOS, Ligia Prezia. Delimitação de universo e amostra de pesquisa: autor-roteirista transmídia na ficção televisiva brasileira. In: Ligia Prezia Lemos. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas 2. 1ed.Alumínio: Jogo de Palavras, 2019, v. 2, p. 133-146.

LEMOS, Ligia M. Prezia. Transmidiação e cenas estendidas: olhando nos olhos do espectador da telenovela. In: Luciano Victor B. Maluly; Mariangela Haswani. (Org.). III Jornada Acadêmica Discente do PPGCom – ECA – USP. 1ed. São Paulo: ECA/USP, 2012, v. 1, p. 56-56.

Lucas Martins Néia

NÉIA, Lucas Martins. A telenovela brasileira de 1963 a 2018: processos e perspectivas. In: FÍGARO, Roseli. (Org.). Conexão Pós: resistência pela ciência e colaboração na pesquisa. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2021, p. 193-206.

LEMOS, Ligia Maria Prezia; ROCHA, Larissa Leda; GRECO, Clarice ; NÉIA, Lucas Martins . Ficção seriada e resistência. In: PRATA, Nair; JACONI, Sônia; GABRIOTI, Rodrigo; NASCIMENTO, Genio. (Org.). Resistências compartilhadas: comunicação, liberdade e cidadania. 1ed.São Paulo: Intercom, 2021, p. 345-372.

SANTOS, Andreza Almeida; NÉIA, Lucas Martins . Orientalismo, massas migratórias e o universo dos refugiados na telenovela brasileira: o caso de Órfãos da Terra. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; CASTRO, Gisela Grangeiro da Silva; CANO BUSQUETS, Marisol; CADELO BUITRAGO, Andrea. (Org.). XVI Congresso Ibercom 2019: comunicação, violências e transições. 1ed.São Paulo: Assibercom, 2021, p. 1032-1049.

NÉIA, Lucas Martins. Baile dos Deuses Mortos nos escombros d’O Casarão: aspectos cíclicos da obra de Lauro César Muniz para a TV. In: DAVINO, Gláucia. (Org.). Confabulações imaginárias. 1ed.São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura; Corpo Texto, 2019, p. 83-94.

PEREIRA JUNIOR, Roberto Simão ; NÉIA, Lucas Martins . ‘Meninos, eu vi’: o primeiro capítulo, quatro décadas – a evolução narrativa de Lauro César Muniz. In: DAVINO, Gláucia. (Org.). Confabulações imaginárias. 1ed.São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura; Corpo Texto, 2019, p. 105-118.

LEMOS, Ligia Maria Prezia ; ORTEGA, Daniela ; NÉIA, Lucas Martins ; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LIMA, Mariana ; PEREIRA JUNIOR, Roberto Simão ; PEREIRA, Tissiana . Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP): 25 anos de estudos acadêmicos sobre ficção televisiva. In: DAVINO, Gláucia. (Org.). Confabulações imaginárias. 1ed.São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura; Corpo Texto, 2019, p. 372-386.

NÉIA, Lucas Martins. Do passado ao porvir, a nação contada em capítulos: uma história cultural da telenovela brasileira. In: FÍGARO, Roseli; GOMES, Mayra Rodrigues. (Org.). Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2018, p. 73-83.

LIMA, Mariana ; NÉIA, Lucas Martins . Da telenovela à supersérie: novas prospecções quanto ao horário das 23h da Globo. In: CASTILHO, Fernanda; LEMOS, Ligia Maria Prezia. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed.Alumínio; Votorantim: Jogo de Palavras; Provocare, 2018, v. 1, p. 60-75.

Marcia Perencin Tondato

TONDATO, M. P.; CASTRO, Gisela . Viver a vida digital: interação e publicidade no blog da Luciana. In: Maria Aparecida BAccega, Maria Isabel Orofino. (Org.). Consumindo e vivendo e vida – telenovela, consumo e seus discursos. 01ed.São Paulo: Intermeios, 2013, v. 01, p. 139-1160.

CUNHA, Isabel Ferin ; TONDATO, M. P. ; SANTANA, Fernanda Castilho . Televisão no prime-time Brasil_Portugal. In: Tondato, Marcia P.; Baccega, Maria Ap.. (Org.). A telenovela nas relações de comunicação e consumo – diálogos Brasil e Portugal. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 35-92.

TONDATO, M. P.; MACEDO, Diana Gualberto de ; ABRAO, M. A. P. . Ficção e realidade televisivas: o caminhar pela cultura e o encontro com a telenovela. In: Tondato, Marcia P.; Baccega, Maria Ap.. (Org.). A telenovela nas relações de comunicação e consumo – diálogos Brasil e Portugal. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 149-204.

BACCEGA, Maria Aparecida; TONDATO, M. P.. Apresentação. In: TONDATO, Marcia Perencin; BACCEGA, Maria Aparecida. (Org.). A telenovela nas relações Comunicação e Consumo : diálogos Brasil e Portugal. 1ed.J undiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 7-10.

TONDATO, M. P.; JUNQUEIRA, Lilia . Religiosidade e desigualdades sociais ns telenovelas. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo, 2009, p. 183-214.

TONDATO, M. P.. Cultura e ideologia a atribuição de significados aos produtos televisivos. In: CASTRO, Gisela Granjeiro da Silva; TONDATO, Marcia Perencin. (Org.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009.

Maria Aparecida Baccega

TONDATO, M. P. ; BACCEGA, M. A. ; ANTONACCI, A. ; ROCHA, C. R. N. C. ; ABRÃO, MARIA AMÉLIA PAIVA ; JUNQUEIRA, ANTONIO HELIO ; SABOIA, C. T. N. ; BUDAG, Fernanda Eloise . Novos formatos teleficcionais e a recepção da televisão de qualidade no Brasil: um olhar para a supersérie – onde nascem os fortes. A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2019, v. 6, p. 225-247.

BACCEGA, M. A.; MELLO, F. C. ; BARRETO, R. G. . História, ficção e realidade na novela Lado a Lado. In: Ricardo Zagallo Camargo. (Org.). Brasil: Múltiplas identidades. 1ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2016, p. 169-186.

BACCEGA, M. A.; ABRÃO, MARIA AMÉLIA PAIVA . A telenovela e o merchandising social: um estudo sobre a violência contra a mulher abordado na novela A Regra do Jogo. In: Denis Porto Renó ; Marcos ‘Tuca’ Américo; Antonio Francisco Magnoni ; Fernando Irigaray. (Org.). NARRATIVAS IMAGÉTICAS, DIVERSIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 1ed. Rosário Argentina: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016, v. 1, p. 176-190.

BACCEGA, M. A.. O Brasil antenado: a sociedade da novela. In: SILVA, Carlos Eduardo Lins da; MELO, José Marques de; GOBBI, Maria Cristina; MORAES, Osvandro J. de. (Org.). Ciências da Comunicação no Brasil 50 anos: Histórias para contar. 1ed.São Paulo: FAPESP, INTERCOM, UNESP, 2015, v. III, p. 123-130.

TONDATO, M. P.; BACCEGA, M. A. ; OROFINO, M. I. ; NUNES, M. R. F. ; JUNQUEIRA, Antônio Hélio ; BUDAG, Fernanda Eloise ; ABRAO, M. A. P. ; MARCELINO, R. M. A. . Fãs de telenovelas: construindo memórias – das mídias tradicionais às digitais. Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed. Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 1, p. 65-106.

BACCEGA, M. A.; CASTRO, G. S.; OROFINO, M. I. ; CARRASCOZA, J. L. A. ; TONDATO, M. P. ; ROCHA, R. M. ; HOFF, T. M. C. ; CASAQUI, V. ; BUDAG, F. . Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. In: Maria Immacollata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva trasmidiática no Brasil: plataformas, convergências, comunidades virtuais. São Paulo: Sulina, 2011, p. 339-374.

BACCEGA, M. A.; BUDAG, F. . Representações em Rebelde e recepção de Rebelde: o global e o local na comunicação e no consumo. In: Centro de Altos Estudos da ESPM-(CAEPM). (Org.). Arenas da comunicação com o mercado: articulações entre consumo, entretenimento e cultura. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2010, p. 233-248.

BACCEGA, M. A.. A sociedade da comunicação: discurso, ficção e realidade. In: Juan Antonio García Galindo; Maria Immacolata Vasallo de Lopes; Maria Teresa Vera Balanza. (Org.). Contruir la sociedad de la comunicación. Madrid: Tecnus, 2009, p. 260-281.

BACCEGA, M. A.; TONDATO, Márcia ; MACEDO, Diana Gualberto de ; SANTANA, F. C. . Gêneros televisivos e publicidade no pime -time português e brasileiro: a recepção como suporte das relações entre comunicação e práticas de consumo. In: Moisés de lemos Martins e Rpsa Cabecinhas (eds.). (Org.). Anuário internacional de comunicação lusófona 2009: memória social e dinâmicas identitárias. Portugal: Grácio Edutor, 2009, p. 01-270.

BACCEGA, M. A.. La Telenovela: incontro di significati. In: Giovanni Bechelloni; Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Dal Controllo alla Condivisione – studi brasiliani e italiani sulla comunicazione. 1ªed.Roma – Itália: Mediascape Edizioni, 2003, v. 1, p. 99-112.

Maria Cristina Palma Mungioli

MUNGIOLI, M. C. P.. A dupla articulação gênero-formato ficcional como instância de mediação local. In: TRINDADE, Eneus; FERNANDES, Mario Luiz; LACERDA, Juciano de Sousa. (Org.). Entre comunicação e mediações: visões teóricas e empíricas. 1ed.São Paulo – Campina Grande(PB): ECA/USP-Ed. da UEPB, 2019, v. 1, p. 157-168.

MUNGIOLI, M. C. P.. Poética das Séries de Televisão: elementos para conceituação e análise. In: PELEGRINI, Christian; MUANIS; Felipe. (Org.). Perspectivas do audiovisual contemporâneo: urgências, conteúdos e espaços. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019, v. 1, p. 111-123.

MUNGIOLI, M. C. P.; SILVA, A. L. ; JAKUBASZKO, D. . Cândido, ou o otimista multimidiático: da literatura francesa ao cinema e televisão brasileiros. In: Reimão, Sandra; Riaudel, Michel. (Org.). Livros, literatura e história: passagens Brasil-França. 1ed.Florianópolis: Escritório do Livro, 2017, v. , p. 163-193.

HENRIQUES, M. P. ; MUNGIOLI, M. C. P. . HARRY POTTER EM PARAISÓPOLIS: RESULTADOS DE ESTUDO DE RECEPÇÃO DA OBRA REALIZADO EM CONTEXTO DE CAPITALISMO PERIFÉRICO. In: Flavi Ferreira Lisboa Filho; Maria Manuel Baptista (. (Org.). Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação. 1ed.Santa Maria (RS); Aveiro: Universidade de Aveiro, Programa Doutoral em Estudos Culturais. Santa Maria: UFSM, Progr. de PósGrad, 2016, v. 1, p. 267-286.

SILVA, A. L. ; MUNGIOLI, M. C. P. . A intertextualidade e a produção de sentido na minissérie ‘Amorteamo’. In: RENÓ, Denis Porto; AMÉRICO, Marcos ‘Tuca’; MAGNONI, Francisco; IRIGARAY, Fernando. (Org.). Cinema, Arte y Narrativas Emergentes. 1ed.Rosário – Argentina: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario., 2016, v. 1, p. 100-116.

MUNGIOLI, M. C. P.; PELLEGRINI, C. . Narrativas complexas na ficção televisiva. In: Cristina Brandão; Iluska Coutinho; Alvaro Eduardo Trigueiro Americano; Paulo Roberto Figueira Leal; Guilherme Moreira Figueiredo. (Org.). Comunicação e narrativas audiovisuais. 1a.ed.Florianopolis/SC: Insular, 2015, v. II, p. 19-42.

MUNGIOLI, M. C. P.; OROFINO, M. I. ; DANTAS, S. . GP Ficção Seriada: um relato sobre seus 21 anos, ou a maioridade de um objeto apaixonante. Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI. Conhecimento, leituras e práticas contemporâneas. 1a.ed.Sao Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 212-243.

MUNGIOLI, M. C. P.. O papel dos autores na constituição da teledramaturgia como sistema simbólico. In: Camargo, Ricardo Zagallo. (Org.). Brasil: múltiplas identidades. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2014, v. 1, p. 125-139.

MUNGIOLI, M. C. P.; A. M. Balogh . Adaptações e remakes: entrando no jardim dos caminhos que se cruzam. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. 1a;ed.São Paulo: Globo, 2009, v. , p. 313-351.

MUNGIOLI, M. C. P.. Minisséries Brasileiras: um lugar de memória e de (re)escrita da nação. In: Gisela Grangeiro da Silva Castro, Maria Aparecida Baccega. (Org.). Comunicação e consumo nas culturas locais e global. 1ed. São Paulo: ESPM, 2009, v. , p. 578-603.

Rafaela Bernardazzi Torrens Leite

BERNARDAZZI, Rafaela. Discurso televisual: o hibridismo de linguagens na construção da narrativa visual da minissérie Capitu. In: Luciano Victor Barros Maluly. (Org.). IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-ECA/USP. 1ed.São Paulo, 2013, v. 1, p. 58-58.

Sílvia Góis Dantas

LUSVARGHI, L.; SUZUKI, H.; MAURO, R.; BARROS, R.; DANTAS, S. G.; PENNER, T.; SALGADO, W. L. Entre a realidade e a ficção: conflitos e didatismo na série Conselho Tutelar. In: Luiza Lusvarghi. (Org.). Narrativas criminais na ficção seriada da América Latina. 1ed. São Paulo: ECA-USP, 2016, v. 1, p. 67-84.