O CETVN – Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – foi criado em 8 de abril de 1992, com o objetivo de impulsionar a legitimação da telenovela como objeto de estudo científico. Naquele momento, seu nome era NPTN – Núcleo de Pesquisa de Telenovela. O grande poder da telenovela no Brasil fez com que ela se transformasse em um objeto que se impôs imperativamente à pesquisa na Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP. O CETVN surge, portanto, colocando a questão: qual a importância e o sentido de se estudar a telenovela brasileira? Como um fenômeno de massas pode intrigar cientistas e suscitar questionamentos, sejam eles acadêmicos ou não?

Com o apoio de José Marques de Melo, Diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP, em 1992, Anamaria Fadul implanta o NPTN – Núcleo de Pesquisa de Telenovela, onde orienta trabalhos sobre o processo de produção de telenovela e ficção televisiva seriada, sendo sua coordenadora de 1992 a 1997. O núcleo torna-se referência nacional e internacional nas pesquisas acadêmicas sobre ficção televisiva desde os primeiros anos de sua criação. Em 1994, já se podia verificar o crescimento das pesquisas nacionais sobre telenovela e, a partir desta data, o núcleo passa a fazer parte do Departamento de Comunicações e Artes – CCA, da ECA-USP, contando com subsídios da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

De 1997 a 2000 assume a coordenação Maria Aparecida Baccega, responsável pela gestão do CCA e que já participava e liderava as pesquisas do Projeto Integrado: Ficção e Realidade: a telenovela no Brasil, o Brasil na telenovela, conhecido como Projetão. Este grupo, constituído no NPTN, intensificou as investigações sobre o tema de 1995 a 1998 e obteve reconhecimento e apoio financeiro de órgãos como a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, FAPESP e CNPq. A criação do núcleo de Ficção Televisiva na Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação também foi um marco tanto do apoio à pesquisa, informação e memória da ficção televisiva seriada quanto do reconhecimento da telenovela como objeto de estudo científico.

De 2000 a 2005, Solange Martins Couceiro de Lima assume a coordenação, em liderança compartilhada, ao lado de Maria Lourdes Motter. Começam a surgir, então, outras iniciativas fundamentais para a construção do campo de estudo sobre telenovelas brasileiras e outras ficções televisivas seriadas, como minisséries, séries, seriados, soap operas e sitcoms. Aos poucos estava sendo construído um novo objeto de estudo científico, mas, como se fosse num folhetim, em que o momento de harmonia dá lugar a uma tragédia inesperada, o enredo passa da comemoração de um trabalho bem realizado à comoção da destruição do acervo. Em dois de outubro de 2001, o NPTN, que se encontrava bem instalado no prédio central da Escola de Comunicações e Artes:

[…] com infraestrutura razoável, vasta documentação histórica, devidamente organizada, e status de referência para os estudos de telenovelas no Brasil e no exterior, sofre um incêndio em que tudo, absolutamente tudo, foi perdido, e os pesquisadores e professores do núcleo tiveram de recomeçar da estaca zero (Del Ré).

Esse grande incêndio destruiu todo o acervo que:

[…] acomodava preciosidades, entre elas, 2.500 boletins do Ibope, 500 revistas nacionais, 300 revistas internacionais, 2.500 artigos, tirados de jornais, suplementos de tevê arquivados desde 1993, um dossiê de todas as telenovelas, datadas desde 1965 e separadas por pastas, 400 roteiros de novelas, 1.500 sinopses, 900 capítulos de novelas, sem contar fotografias, fitas de vídeo, pôsteres e discos (Del Ré).

Após o desânimo inicial, os pesquisadores reagiram à perda do material com a campanha S.O.S. Telenovela – O que você guardou de lembrança pode ajudar nossa memória, com objetivo de dar continuidade ao trabalho; e, no dia 15 de maio de 2002, o NPTN, ao comemorar 10 anos de existência, inaugurava suas novas instalações.

A partir de 2005, assume a coordenação Maria Immacolata Vassallo de Lopes e começa a ser desenvolvido o projeto Obitel – Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva, um projeto internacional de pesquisa com o objetivo de “realizar a análise anual da produção, audiência e repercussão sociocultural da ficção televisiva na América Latina e Península Ibérica” (LOPES, 2008, p. 11). A rede de pesquisa Obitel Nacional, vinculada ao Obitel Internacional, é composta de pesquisadores distribuídos por universidades de todo o Brasil que, entre os países participantes do Obitel, possui a rede de pesquisadores mais expressiva devido ao vigor que a ficção televisiva exibe em nosso país. O CETVN e o Obitel firmaram e conservam parcerias com o Globo Universidade e o Kantar IBOPE Media, fundamentais para o desenvolvimento de seu trabalho.

Autora: Lígia Lemos

Vídeo: João Alfredo Alineri Ramos

LEMOS, Lígia. CETVN – Centro de Estudos de Telenovela: Fale Conosco! A Gestão da Comunicação on-line. Revista Eca XVI 1. p. 77.

Bibliografia citada

  • DEL RÉ, Adriana. Núcleo de Telenovelas tenta voltar à atividade. Observatório da Imprensa. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=266ASP019>. Acesso em: 16 ago. 2009.
  • LOPES, Maria Immacolata; VILCHES, Lorenzo (Org.). Anuário Obitel 2008: mercados globais, histórias nacionais. São Paulo: Globo, 2008.