Maria Immacolata Vassallo de Lopes – Coordenadora

Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com doutorado e mestrado pela mesma Universidade. Bolsista de produtividade do CNPq 1A. Presidente da Associação Ibero-Americana de Comunicação (AssIBERCOM). Editora da Revista MATRIZes. Co-coordenadora do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (OBITEL). Coordenadora da Rede OBITEL Brasil de Pesquisadores da Ficção Televisiva. Coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP).
E-mail: immaco@usp.br

Maria Amélia Paiva Abrão – Vice-coordenadora

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM-SP. Doutorado Sanduíche no Exterior no departamento de Comunicação do Boston College. Especialista em Marketing, com MBA Executivo pela ESPM-SP. Suas pesquisas em Comunicação atravessam os Estudos de Linguagem e os Estudos Feministas e de Gênero. Tem como objeto de estudo: ficção seriada, publicidade, streaming e produtoras independentes. Desde 2021, atua na vice-cordenação do CETVN e dos projetos Obitel Brasil e Obitel-USP.
E-mail: mapa.abrao@gmail.com

Davi Lopes Mota

Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) e Estudante de Educomunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP) com mobilidade acadêmica no ano de 2022 na Escola de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. Bolsista de Iniciação Cientifica CNPQ/PIBIC entre os anos de 2014 e 2017 junto a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Voltando a ser Bolsista de Iniciação Cientifica CNPQ/PIBIC junto ao projeto “Séries brasileiras de televisão: um estudo sobre a mediação local na constituição de formatos e gêneros ficcionais na plataforma Globoplay no período de 2016 a 2020” com orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli. No segundo semtre de 2022 fui monitor da disciplina de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV da ECA-USP junto à professora Thaís Brianezi. No ano de 2023, fui selecionado como bolsista FAPESP no Centro de Estudos em Telenovela (CETVN – ECA/USP) com orientação da Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes. em interesse nos seguintes temas: queer, genero, sexualidade, representação, telenovela, ficção seriada, decolonialidade, educomunicação e direitos humanos.
E-mail: davilmota94@usp.br 

João Alfredo Alineri Ramos

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Produção Executiva e Gestão de Televisão pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/2017). Bacharel em Imagem e Som (Produção Audiovisual) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2013). Atua há 12 anos no mercado televisivo na área de Programação e Exibição. Tem experiência na interlocução entre áreas de TV, elaboração de estratégias de programação e gestão de grade de exibição. Atualmente é Supervisor de Programação na TV Globo.
E-mail: joaoalfredoalineriramos@gmail.com

Leonardo de Sá Fernandes

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2022), com bolsa CNPq, e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes na mesma universidade (2015). Também é dramaturgo, formado pela SP Escola de Teatro (2017). Como jornalista, passou pelas redações da TV USP, revista Viva Mais!, revista Nova Escola e Gestão Escolar. No teatro, é autor de “O devir animal” (Prêmio Jovem Dramaturgo da Escola SESC do Rio de Janeiro), “Crianças Selvagens” (Prêmio TUSP de Dramaturgias do Tempo), “O Estado Contra George em Alcolu” e “As colônias”, ambas publicas pela Editora Efêmera. Também é autor dos livros “Murro em ponta de faca” (2018, Editora Primata) e “Panaceia parafernália” (2020, Editora Patuá).
E-mail: leonardo.sa.fernandes@gmail.com

Marcel Verrumo

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/2014), com bolsa CAPES. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Unesp (2011), com parte da graduação cursada na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina/2010), com bolsa AUGM. Bolsista FAPESP de Iniciação Científica. Há mais de dez anos, trabalha na área de Comunicação, com passagem pela Editora Abril, Grupo Globo e O Estado de S. Paulo. É Editor Web no Sesc São Paulo. Em 2016, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo. Autor do livro “História Bizarra da Literatura Brasileira” (Editora Planeta/2017), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura em 2018.
E-mail: marcel.verrumo@gmail.com

Paulo Ignácio Barreto de Lima

Estudante de graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
E-mail: paulo_lima@usp.br

Renata Pinheiro Loyola

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP (2022), mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (2018), especialista em Comunicação: Novas Tecnologias e Hipermídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH (2002) e bacharel em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG (1999). Professora universitária desde 2003, e atualmente é vice-coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Acadêmica de Divinópolis e coordenadora da Agência 3001 – Laboratório Experimental do mesmo curso. É pesquisadora do CETVN (ECA/USP), com interesses nos estudos sobre telenovela, discurso e entretenimento.
E-mail: renataloyola@usp.br

Talitta Oliveira Cancio

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É pesquisadora do Centro de Estudos em Telenovela (CETVN – ECA/USP). Pesquisa representação bissexual em telenovelas, é ativista da Frente Bissexual Brasileira e criadora da página Bi na Mídia. Tem interesse nos seguintes temas: bissexualidade, representação, telenovela, televisão, ficção seriada, decolonialidade, gênero e sexualidade.
E-mail: talitta.cancio@gmail.com